domingo, 17 de abril de 2011

Vigília

[Na 2ª edição do livro que meu antigo colégio (Santa Clara) lança todo ano (e eu acho que ainda lança) está esse texto. Ele não é bom, é sério, mas isso não é novidade [risos]. Enfim, eu queria compartilhar aqui, no blog, minha escrita aos 13 ou 14 anos, não lembro direito. E, porque eu tinha essa idade (grande diferença de 2 ou 3 anos), não riam, por favor.
Ah ! E quem conhece, vai notar alguns traços de textso da Maíra Viana, e de O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse.]


Vigiei sempre. A porta de seu quarto está sempre trancada e de lá saem os mais agradáveis odores e sons. Um tanto calado, sozinho, estranho. Ele era esquisito e regia assim; como gente esquisita. Toda essa esquisitisse, que era, no fundo, fascinante, me deixou alucinada, encantada, doente.
Saía todas as noites, sem dar satisfações, nem à dona da pousada, nem a ninguém. Confesso que uma vez eu o segui. Que homem estranho! Por onde passava, olhava admirado, como se fosse a primeira vez. Ainda que eu pensasse que estava sendo discreta, ele me viu. Fez um sinal e fui ao seu encontro. Fiquei um tanto acanhada, e quando dei por mim esta numa conversa jocosa com o taciturno, como se já fôssemos amigos há muito tempo. Envolveu-me na conversa de um jeito que, infelizmente, não saberia descrever.
Voltamos para a pousada e ficamos na saleta que alugara na pousada. Mostrou-me alguns livros, seus vinis, enquanto uma agradável melodia quebrava o silêncio. Ora líamos, hora conversávamos, e tudo que ele dizia era um tanto verossímil. Foi ficando tarde, e acabei dormindo ali mesmo, no sofá, mas percebi quando ele se levantou e foi para o quarto. Como demorava, atrevi-me a ir ver o que havia acontecido. Nada vi além de um envelope com dinheiro endereçado à dona da pousada.
Quem é aquele homem? Nunca mais obtive notícias. E meus remédios estão acabando. Passei esses e outros dias com dor de cabeça de felicidade.

[Eu avisei!]

3 comentários:

  1. Só faltava ele virar barata que nem Gregório em A Metamorfose de Kafka.

    ResponderExcluir
  2. tá muito bem escrito! Essa cena "recriada" é do livro do hesse. Mas como pode vc ter escrito isso no santa clara, pois na época se não me engano você ainda não tinha lido stepenwolf

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, eu nunca terminei de ler 'O Lobo da Estepe'; já comecei, contadas, 3 vezes, e nunca consigo passar de uma certa parte. Mas essas 3 tentativas aconteceram ainda na época em que eu estudava no Santa Clara. ;D

    ResponderExcluir