quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Do olhar ao ver a flor

"E tudo fica mais verde
Vim te ver como um bem-te-vi"


     O que aconteceu ontem, já não importa, e não importa porque não há mais recordações de ontem. Não por não conseguir lembrar-se de absolutamente nada: é que não havia o que lembrar, porque a menor lembrança coincidia com o que vivia no exato momento. Pra quê gastar tempo com mais uma coisa que servirá apenas para se repetir no dia seguinte?
     Dormir e acordar, aparentemente, no mesmo dia, à mesma hora. Passos certos, a mesma mão que ajeita o cabelo bagunçado ao se levantar, até os mesmos bocejos de quem queria “só mais cinco minutinhos”.

     Segurança e liberdade só se unem num determinado ponto, a fim de haver um equilíbrio. Mas se erra o ponto, só se tem uma das duas. A liberdade tem seu preço, a segurança é mais barata. No fim, fica difícil saber, só analisando o produto, qual compensa levar.
     Viver, e saber exatamente como será o dia seguinte. A segurança tão almejada cresce mais e sufoca a liberdade, que precisa de mais ar pra poder sobreviver. O preço está cada vez mais caro, mas se está pagando barato, a fim de ver até onde é possível levar essa situação.
     A verdade, é que se sente cada vez mais a alma aprisionada, assim como o pensamento. Ora, é como passear sempre pelos mesmos lugares: as mesmas paisagens, as mesmas pessoas, o mesmo clima e as mesmas conversas; logo, logo enjoa. O pensamento só se liberta quando não está mais enjoado, e isso só é possível com um pouco mais de vida.
     Não basta ter duas vidas. Elas pouco se diferem. No fundo, a monotonia de uma e o cansaço da outra geram as mesmas dores no corpo, as mesmas costas doloridas e a mesma dor de cabeça.
     A vida verde amadurece, mas só há vida se as sementes da liberdade e da segurança forem plantadas juntas.
     A liberdade dá asas e a segurança, raízes; a liberdade dá a copa flexível e a segurança, o tronco rígido; e, assim, a árvore fica em seu devido lugar, sem impedir, no entanto, que o vento balance seus galhos e suas folhas e deixe cair aquilo que não lhe faz bem.

Um comentário: