sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Clarice.

Clarice Lispector Para Poucos.
É assim que a vejo, por mais que sua imagem ande tumultuada e muitas vezes com frases e textos que nem são de sua autoria. Esse é o século XXI da febre de  pseudos.  Muitos autores sendo manchados pela incoveniência usada nas palavras em Status de Redes Sociais. O Que muitas vezes faz Millôr, Clarice, Caio, Leminski e tantos outros, de escritores a piadas. Existe um problema nacional do mal uso da literatura.

Pois bem, voltemos ao que importa.
Hoje fazem 31 anos sem Clarice, brasileira, pernambucana e misteriosa.
Amanhã fará 91 anos de idade.
Clarice era um personagem vivo, uma persona, que não largava nem mesmo no leito de sua morte ao bravejar  pra enfermeira que ela havia matado seu personagem. Esse tal personagem nunca morreu. Continua viva na Macabea oca de pedra, Naquela que como Kafka se tranforma em sua ilúcida metamorfose, na Lori e na sua paixão silenciosa. Citei essas três mulheres de Clarice, porque foram as que  marcaram-me com sua totalidade de vivência.
Eu, comecei a ler Clarice cedo, comecei a ter um amor inatingível por ela.
Torno a dizer que é algo sobrehumano.
Em cada livro seu, respiro o ar de seus cigarros e os movimentos de seus dedos em suas inspirações.
Proporcinando uma vida na dor.

Hoje acordei pensativa, com o pensamento basicamente nela, cansada porém sem tristezas, como dizia ela.
Hoje eu acordei pra imaginar como seria se ela estivesse viva, como seria suas lágrimas, como seria seus risos com seus amigos, como seriam os seus cansaços, como seria ela sentada com sua máquina de escrever,  se ela estaria com suas unhas pintadas de vermelha, bebendo coca-cola, comendo bolinhos, se esqueceria em seu cochilo o cigarro acesso, se estaria com seus olhos nitidos pra alma de outrem . Eu não sei como seria hoje, eu não sei.
Nessa mente pensante, hoje e por um ad infinitum, essa seria minha Clarice.

4 comentários:

  1. "Existe um problema nacional do mal uso da literatura." - muita verdade em 9 palavras!
    Esse texto é uma das coisas mais lindas do blog, não desmerecendo os outros, claro. Mas pelo tema ser a nossa musa da literatura brasileira, já tem pontos a mais.
    Homenagens e homenagens à Clarice (para poucos, para raros)! Belíssimo, belíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ro.. Ficou ótimo! Instigou-me a conhecer mais dessa que mareja teus olhos! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Roberta! Uma grata surpresa encontrar seu blog: essência e conteúdo na medida certa! Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Adoro "Clarice" ( as páginas do "Facebook" que o digam...). Obrigado pela presença em meu pequeno espaço, tá? Mantenha contato, ok? Tenha um excelente fim de semana, menina! Abraços!
    Literatura&Linguagens

    ResponderExcluir
  4. hi...best regards from indonesia...i was followed you 38 number...follow back please. thank

    ResponderExcluir