quinta-feira, 10 de março de 2011

Máscara .

Nesta semana notei que sempre estive em um baile de carnaval fracassado.
Quando nota-se que a máscara está encrustada na pele e que dói ao tira-la.
Estamos em um baile de mascarados, meu bem.
E eu fui perceber  logo isso quando estava em uma conversa de meio de rua, com uma música ruim de axé tocando e todas aquelas pessoas suadas.
Nada poético, tudo vivenciado, ali.
Quem não entrar na roda, não sai.
É assim a brincadeira, quem não usa máscara não vive.
E você veio com aquele tapa na cara dizendo-me que é difícil dizer mas que também está nesse baile.
Voltei pra casa disposta a botar a máscara empoeirada na pratileira de livros.
E quando procurei, não estava,  não estava!
Cadê? 
Preciso ir sambar com todos os mascarados e sentir que assim como eles,  a sua face guarda esse segredo, tão gostoso de saber.
Procurei de trás da porta, debaixo do tapete, no guarda-roupa e nada nada nada.
De relance, olho para o espelho, vejo-me refletida e o que noto é que estou com ela sobre meu rosto. 
E tenho medo de tira-la.
Tenho medo de correr como uma criança medrosa a procura de um abraço apertado, mas, que só encontra o escuro e o vazio de um quarto bagunçado.
Eu não digo isso, pra ninguém, a máscara é silenciosa.
E quando percebe, já não se sabe mais viver sem ela.
Então, sento-me e abaixo a cabeça.
Quem não entrar no samba, não samba.
Quem não usa máscara, não vive.
Seremos dois máscarados .
Máscara viva.
Desse modo termino aqui, de um jeito torto sendo Pierrete neste baile de carnaval do qual não sei sambar.
Não tiramos que assim seja. Amém.

6 comentários:

  1. isso é só o começo
    é a vida como de fato é.
    não sabemos se usamos máscara o tempo todo
    ou se enxergamos a vida sempre colirida
    por demais, porém saiba que a realidade é em preto e branco e sem máscaras.

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog...
    amei o texto..
    ...voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  3. Arrasooooou mulher! Gostei, é isso aí. solta o verbo. Eu tambem sou fã do Máscara...

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Roberta. :)
    Vamos por nossas máscaras e dançar.
    israel

    ResponderExcluir